11.06.2014
13/6: Organize sua caravana e participe da homenagem ao Mais Médicos

Quero reforçar o convite para a sessão solene do deputado estadual Antonio Mentor, que acontecerá no dia 13 de junho, às 20 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em homenagem aos médicos que atuam no Programa Mais Médicos, iniciado pelo companheiro Alexandre Padilha, quando ministro da Saúde do Governo Dilma.

O governo federal cumpriu a meta estabelecida de enviar até o primeiro semestre deste ano 13.235 médicos aos municípios, especialmente aqueles localizados em regiões mais vulneráveis. A atuação desses profissionais hoje garante a assistência a 45,6 milhões de pessoas.

Mais de 75% dos 13.235 médicos estão alocados em regiões como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municípios com IDHM baixo ou muito baixo e regiões com população quilombola, entre outros critérios de vulnerabilidade. Em relação à distribuição por região, o Sudeste e o Nordeste concentram o maior número de profissionais, com 4.167 e 4.162 médicos, respectivamente. O Sul conta com 2.252, seguido do Norte (1.771) e do Centro-Oeste (883). Outros 305 médicos estão atuando em distritos indígenas.

Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Além da ampliação imediata da assistência em atenção básica, o Mais Médicos prevê ações estruturantes voltadas à expansão e descentralização da formação médica no Brasil. Até 2018, serão criadas 11,4 mil novas vagas de graduação em Medicina e mais de 12 mil novas vagas de residência médica.

Portanto, a homenagem do deputado estadual Antonio Mentor é uma iniciativa das mais importantes. Estamos felizes também porque teremos a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, nessa cerimônia, que será antes de tudo uma solenidade de Acolhimento dos Médicos que atuam no Programa Mais Médicos. Uma oportunidade de nos confraternizarmos com quem tem nos ajudado a travar uma importante batalha no Brasil em favor de um SUS cada vez melhor e que dá certo.

Quero contar com a presença de cada companheiro e companheira que compõe e apoia o nosso mandato para organizar uma caravana com médicos e pessoas das regiões que hoje se beneficiam diretamente do programa para partilharem dessa homenagem.

Vamos fazer dessa solenidade, no dia 13 de junho, às 20 horas, na Assembleia Legislativa, um momento marcante no plenário Juscelino Kubitschek.

 

José Mentor, deputado Federal (PT-SP)