22.08.2012
Mentor se torna Deputado Estadual Constituinte

José Mentor participou da fundação do PT, organizando os movimentos sociais e assessorando juridicamente a nova sigla. Assumiu a presidência do Diretório Zonal Saúde e exerceu vários cargos de direção nos diretórios Municipal e Regional do PT de São Paulo, em várias gestões. Em 1989, assumiu como deputado Estadual Constituinte, pelo PT, e depois tornou-se líder da bancada na Assembleia Legislativa (1990 a 1991).

Na Constituinte, foi relator da Comissão que tratou do Poder Judiciário e também se dedicou às questões urbanas e do acesso à Justiça através da Defensoria Pública, entre outros temas. José Mentor foi considerado pela imprensa um dos quatro melhores parlamentares da Constituinte Estadual. Foram dias extenuantes, pois os parlamentares acumulavam a função legislativa ordinária e também a de elaborar a Constituinte.

Mentor trabalhou em ritmo intenso durante 360 dias, para atender as necessidades do partido, acompanhar a atividade legislativa no plenário e nas comissões, inclusive nas seções extraordinárias noturnas, nos debates da Constituinte, nas comissões temáticas, reuniões de bancada e nas reuniões organizadoras da atuação coletiva dos deputados petistas.

E, apesar da sobrecarga, não deixou de atender, principalmente nos momentos de maior necessidade, o movimento de Heliópolis, dos loteamentos clandestinos, por moradias, o movimento sindical e, também, no Jurídico 22 de Agosto, do Ceats.