Biografia

Uma vida dedicada à construção da democracia

Paulista de Santa Isabel, José Mentor Guilherme de Mello Neto, vem protagonizando ao longo dessas mais de quatro décadas de vida pública as principais transformações do país, em favor dos movimentos sociais e da democracia.

Na década de 1960, então estudante de Direito, ajudou a construir o Centro Acadêmico 22 de agosto da PUC-SP, integrou a União Estadual dos Estudantes (UEE) e a União Nacional dos Estudantes (UNE). No Congresso da UNE, realizado em Ibiúna (SP), Mentor estava entre os quase mil estudantes presos pelas forças de repressão.

Advogado formado, em 1976 passou a assessorar alguns movimentos sociais. Fez parte da Comissão Arquidiocesana dos Direitos Humanos de São Paulo e esteve entre os fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1989 assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Como deputado estadual constituinte e líder da bancada petista, Mentor foi apontado pela imprensa como um dos quatro melhores constituintes paulistas.

Eleito vereador da Capital paulista em 1992, concentrou seu mandato no apoio aos movimentos de moradia, valorização da cidadania e fiscalização do governo Paulo Maluf. Integrou as CPIs da Usina do Asfalto e da Semab; liderou a bancada do PT na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e participou do fórum de parlamentares para a Habitat II (ONU).

Em seu segundo mandato, o petista presidiu a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara paulistana e organizou, de forma pioneira, audiências públicas regionais para discutir a peça orçamentária para o ano 2000. Ainda em 2000 participou ativamente no processo que levou ao impeachment do prefeito Celso Pitta.

Fruto do trabalho equilibrado, partidário e em favor dos movimentos sociais, em 2001 (no terceiro mandato como vereador) Mentor foi indicado a líder do governo Marta Suplicy. No ano seguinte foi eleito deputado federal.

Logo no primeiro ano de mandato no Congresso Nacional, foi indicado pela bancada do PT como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banestado e sub-relator da Comissão da Reforma Tributária da Câmara Federal.

O rigor e a dedicação empenhados em pouco mais de uma década no Legislativo Federal, nas comissões, no plenário e na rua, em defesa dos interesses públicos, obtiveram o reconhecimento popular nas urnas. Reeleito em 2006, 2010 e 2014, está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados e segue exercendo importantes tarefas.

Atualmente José Mentor é membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara Federal; membro suplente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT); coordenador do Grupo de Consolidação das Leis (GTCL) – que trabalha para organizar num só dispositivo leis que tratam de um mesmo tema, mas estão pulverizadas no ordenamento jurídico brasileiro – e membro titular da Comissão Especial da Proposta de Emendas à Constituição (PEC’s) 287/2017- que trata da Reforma da Previdência.