“Distritão” desmonta partidos e desrespeita minorias, afirma José Mentor

Modelo de voto distrital e financiamento público de campanhas eleitorais serão analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados

O deputado federal José Mentor (PT-SP) destacou que, assim como a Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, é contra o “distritão”. “Esse modelo desmonta os partidos e desrespeita as minorias, além de valorizar o personalismo e o individualismo”, afirmou o petista.

A resistência a aprovação do novo sistema eleitoral ganhou força com a adesão de mais partidos políticos à recém-criada Frente Ampla Anti-distritão. Desta forma, ampliou para dez o número de partidos que fazem parte da trincheira oposicionista ao sistema. Parlamentares do PT, PC do B, PR, Psol, PHS, PSB, PDT, PRB, PPS e PV engrossam a frente criada na semana passada para resistir à aprovação do novo sistema.

A proposta do “ditritão” foi incluída no parecer do deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Comissão Especial que analisou as mudanças no sistema eleitoral brasileiro (PEC 77/03 – Reforma Política) na Câmara, por meio de uma emenda.

Com a conclusão dos trabalhos da Comissão da Reforma Política na terça-feira (15/08), o substitutivo aprovado no colegiado deve ser analisado pelo Plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana. O texto altera a Constituição, fixando o voto majoritário para deputados federais e estaduais, em 2018, e vereadores, em 2020 – o chamado “distritão”, sistema eleitoral contrário à concepção de partido, que personaliza o voto, desvincula o candidato do seu partido e restringe a renovação política.

Além disso, estabelece a criação do chamado Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que contará com 0,5% da Receita Corrente Líquida da União nos 12 meses encerrados em junho – o equivalente a cerca de R$ 3,6 bilhões.

(#RedeJoseMentor, com informações do PT na Câmara e da Agência Câmara)

Foto: Google

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *