Governos do PT geraram mais de 20 milhões de empregos no Brasil

Em 13 anos, gestões de Lula e Dilma promoveram a geração de empregados. Em dois anos do governo de Michel Temer avançamos mesmo com o desemprego

Os empregos criados nos governos do ex-presidente Lula e da presidenta eleita Dilma Rousseff, ambos do PT, em 13 anos de governos do PT somam mais de 20 milhões de postos de trabalho. Já sob o governo de Michel Temer, em  dois anos, o País viu avanço mesmo no desemprego.

Segundo dados do IBGE, em maio de 2016, mês em que Temer assumiu a Presidência, a taxa de desemprego ficou em 11,2% (11,4 milhões de pessoas). Em abril deste ano, a taxa alcançou 12,9% (13,4 milhões de pessoas) – um aumento de 17,5% (2 milhões de desempregados) em dois anos, mesmo com a implantação das novas regras estabelecidas pela Reforma Trabalhista que, segundo seus defensores, contribuiria para criação de novas vagas de trabalho.

O resultado negativo é uma demonstração dos reflexos da nova legislação trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, que retirou muitos dos direitos conquistados ao longo de décadas de luta dos trabalhadores.

Governos do PT

Na época dos governo do PT, Lula e Dilma, além de respeitar os direitos trabalhistas e contribuírem para inúmeras coquistas sociais, criaram quase o dobro dos postos de trabalho gerados durante os 15 anos dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco e José Sarney, que somados chegam a 10,4 milhões de vagas.

Somente nos oito anos do governo Lula foram gerados mais de 14,7 milhões de empregos – cerca de 40% a mais que nas gestões dos três ex-presidentes.

A gestão de Dilma foi responsável pela criação de quase 6 milhões de vagas no País. Ou seja, em pouco mais de cinco anos de mandato, a presidenta Dilma gerou mais empregos que os criados durante os oito anos de gestão do tucano FHC, responsável por cerca de 5 milhões de novas vagas.

O desempenho da administração Dilma também se aproxima dos governos Sarney e Itamar. Juntos, eles ampliaram o mercado de trabalho em 5,3 milhões de novas vagas.

(Equipe #José Mentor, com informações da Agência PT de Notícias, Huffopost Brasil, portal G1 e Folha de S.Paulo)

Fotos: Reprodução

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *